Unidade Sindical realiza curso sobre SST no sistema eSocial

Quarta-feira, 04 de maio de 2016

Em mais uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio da Unidade Sindical, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoveu um curso sobre o tema “Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho na era do eSocial”.

A capacitação, que envolveu cerca de 60 participantes, entre empresários, contadores, profissionais de recursos humanos e engenheiros, foi realizada em Maceió e Arapiraca, respectivamente, nos últimos dias 26 e 27.

O projeto eSocial é uma ação conjunta de órgãos e entidades do governo federal – Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) –, que visa a unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

A ideia é viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas, simplificar o cumprimento de obrigações e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.

Conforme o gerente da Unidade Sindical da Fiea, Clailton Fernandes, o curso contribuiu para que as empresas se previnam e não tenham surpresas desagradáveis no futuro. “Esse é um projeto que atinge a todos os níveis da indústria brasileira, muitas empresas ainda não estão preparadas para manusear essa ferramenta. E o empresário que não estiver de acordo com as normas provavelmente estará fora do mercado”, destacou.

O instrutor do curso, João Carlos Victória de Araújo, destacou que a nova ferramenta é positiva tanto para as instituições reguladoras quanto para as empresas. “Os empresários também passam a ser mais ativos, no momento em que se veem obrigados a informar quais as práticas de segurança e saúde no trabalho são adotadas em suas empresas”, explicou.

A gestora da Unidade Corporativa de Relações com o Mercado do Sistema Fiea, Lídia Freitas, parabenizou os sindicatos pela iniciativa. “Estamos buscando, cada vez mais, nos preparar em todos os aspectos que o eSocial abrange no universo industrial para, no futuro, ofertamos um suporte especializado  para essas empresas. Por isso, a relevância de treinamentos como esse”, disse.

O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Marcenaria, Móveis e Esquadrias de Alagoas (Sindmarc), Nairon da Silva Monteiro, destacou a importância do que aprendeu. “Sabemos que o único caminho é cumprir a lei para que não soframos futuras sanções e, por meio das explicações, abri minha mente para um novo olhar referente à SST”, finalizou

Versão em PDF