Área do cliente

Notícias

Fiea mobiliza setor industrial para evento da Sudene

Sexta-feira, 01 de setembro de 2017

BNB, BNDES e Apex-Brasil apresentaram suas ações

Dezenas de empresários acompanharam, nessa quinta-feira, 31, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste, promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a entidade representativa da indústria alagoana. Anfitrião do evento, o presidente da Fiea, empresário José Carlos Lyra de Andrade, destacou a importância do roadshow, “nesse momento em que a economia dá sinais de recuperação”.

Presente ao encontro, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, disse que a ideia do roadshow nasceu da necessidade de uma pauta comum do empresariado do Nordeste, região que precisa de mais atenção do governo federal. Segundo ele, a Sudene, órgão de interlocução e planejamento, se renovou, superando a fase de altos e baixos e de quase extinção, sem perder a garra e a vontade de continuar atenta a realidade empresarial da região.

O superintendente afirmou ainda que o encontro sediado pela Fiea, e que será realizado em todos os estados, teve como objetivo mostrar ao empresariado alagoano os instrumentos disponibilizados pela instituição para micro, pequeno e médio negócios, de modo que possam gerar emprego e renda. Quem participou do roadshow em Alagoas pode conhecer como funcionam os fundos, incentivos e políticas de atração de investimentos disponíveis naquela superintendência regional.

Representando o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), empresário Robson Braga de Andrade, a economista Suzana Peixoto destacou a parceria com a Sudene e com os demais parceiros do Sistema Indústria, como essencial para trazer oportunidades que favorecem o empresariado nordestino. Neste sentido, citou o BNDES e o Banco do Nordeste (BNB), que também participaram do encontro do setor industrial alagoano.

O superintendente do BNB, Wesley Mácio Gonçalves, mostrou os produtos e serviços que a instituição oferece, revelando números de investimentos já realizados. Na área de microcrédito urbano, citou os R$ 416 milhões disponibilizados pelo BNB em 2016, para pequenas operações. Ele lembrou ainda que 59,6% de todo crédito rual de Alagoas vem do BNB.

Os empresários presentes ao roadshow da Sudene em Alagoas puderam ainda conhecer, as ações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para aumentar a pauta exportadora nacional e atrair investimentos estrangeiros em setores estratégicos da economia brasileira. O gerente geral do escritório da Apex no Nordeste, Armando Peixoto, e o técnico Sérgio Farias Ferreira, apresentaram as disponibilidades da Agência.

Já realizado em Recife (PE) e Campina Grande (PB), depois de Maceió o evento, que será realizado em todos os estados nordestinos, o roadshow segue para Fortaleza (CE), no dia 5 de setembro.

Compartilhe: