Encontro na Fiea traz informações estratégicas para o setor produtivo

Quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio da Unidade Sindical, o Encontro de Contadores está sendo promovido nesta quarta-feira, 22, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa. Empresários e contadores de empresas alagoanas estão ampliando conhecimentos sobre temas de interesse do setor produtivo, no atual cenário econômico.

Entre eles, a obtenção de crédito, as novas regras do Simples Nacional e, principalmente, a implantação do e-Social, um programa do governo federal que substituirá o procedimento de envio, à União, de diversas declarações e formulários relativos às relações de trabalho. Ele será obrigatório a partir de 2018.

“O e-Social é uma coisa muito séria, pois vai tornar a fiscalização sobre as empresas mais rígida. Por isso, estamos trazendo consultores de renome nacional, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para orientá-los sobre este novo sistema”, disse o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, que fez a abertura do encontro.

O evento é a última ação deste ano do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Fiea, por meio da Unidade Sindical, em parceria com a CNI, com o objetivo de aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, as federações estaduais e a Confederação Nacional da Indústria.

“Foi um ano muito positivo e já estamos planejando novas ações para 2018, com o objetivo de contribuir para fortalecer, ainda mais, a representatividade e a defesa de interesses da Indústria alagoana”, destacou Francisco Acioli, gerente da Unidade Sindical da Fiea.

O contador Cícero Torquato considerou a iniciativa da Fiea muito importante para os profissionais e empresários. “As palestras são de alto nível, com informações estratégicas para os contadores e para as micro, pequenas e médias empresas, principalmente, por causa da grande carência de eventos como este em nosso Estado”, declarou.

Os palestrantes trazidos pela Fiea para o Encontro de Contadores são o médico do Trabalho Gustavo Nicolai, do Sesi Nacional; o consultor do PDA, contador Niveson da Costa Garcia; e a economista Maria Aparecida Bogato, consultora do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC).