CIN promove capacitação empresarial sobre Internet das Coisas

Quarta-feira, 24 de maio de 2017

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveu, nessa terça-feira, 23, uma Capacitação de Desenvolvimento em Internet das Coisas (IoT), destinada ao setor de Tecnologia da Informação.

A “Internet of Things” (IoT, na sigla original em Inglês), consiste na ideia da fusão do mundo real com o mundo digital, no qual o indivíduo está em constante comunicação e interação, seja com outras pessoas ou objetos. Eletrodomésticos, carros, chaves, mesas e espelhos são exemplos das possibilidades de anexar a computação às coisas que pertencem ao cotidiano das pessoas.

O conceito foi apresentado aos empresários alagoanos pelo instrutor Gustavo Gorenstein, co-fundador do Poup.com.br, o melhor site de cashback no Brasil, uma plataforma que ajuda e-shopper a encontrar as melhores ofertas on-line (e ganhar dinheiro de volta). Ele também falou sobre iniciativas e as alternativas de IoT aplicadas ao processo produtivo das empresas.

A capacitação, que ocorreu na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, foi uma parceria da Fiea, por meio do CIN/AL, com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), RedeCIN, Peiex, Sebrae e Assespro.

Cursos favorecem internacionalização de empresas

Outra capacitação empresarial foi promovida no dia 16 de maio, também na Casa da Indústria, sobre “Implantação de Normas Nacionais e Internacionais de Alimentos e Bebidas”.

Durante o evento, a engenheira de Alimentos Mariana Lenzi Nodari – que atua no Instituto Senai/SC de Tecnologia em Alimentos e Bebida e no programa nacional Brasil + Produtivo – apresentou conhecimentos gerais sobre os requisitos técnicos de exportação do setor de alimentos e bebidas.

As informações, conforme a gerente do CIN/AL, Dielze Mello, são úteis para viabilizar a inserção de pequenas e médias empresas no mercado nacional e internacional. Nesta ação, o Centro Internacional de Negócios da Fiea contou com a parceria da CNI, RedeCIN, Peiex e Sebrae.

Prospecção – E no dia 25 de abril último, os mesmos parceiros promoveram a segunda capacitação do Projeto Inseri, com o tema “Como prospectar novos mercados no exterior”. “Contamos com 13 empresas nessa capacitação, que se preparam para alcançar o mercado internacional”, afirma Dielze.

Despachante Aduaneira credenciada junto à Receita Federal desde 1998, a instrutora Deise Bastos abordou assuntos como a desmistificação do processo de internacionalização; a escolha de um novo mercado; os passos para a prospecção de um novo mercado; a preparação para a realização da exportação; e feiras internacionais e entidades de apoio.